segunda-feira, 30 de agosto de 2010

1/3 Vai Para o Lixo

A alimentação é a base da vida. A promoção da alimentação integral começa diante das dificuldades econômicas pelas quais passa o País. Dessa forma, devemos aproveitar tudo que o alimento pode nos oferecer como fonte de nutrientes. Aprenda a evitar o desperdício na hora da compra, do preparo dos alimentos. Praticar o consumo consciente consiste numa atitude de liberdade de escolha e de protagonismo da própria existência.

Hora da degustação na E.E.Mal. do Ar, após a oficina de Reaproveitamento

Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE-D.E.Santos

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PERIGOSO FLERTE

Na novela "Passione", Danilo(Cauã Reymond) foge da clínica de reabilitação. Desesperado ele vai atrás de Boca(Samuel Vieira), mas como está sem dinheiro, não consegue comprar nada. Em plena crise de abstinência, Danilo corre para sua casa e procura por seu cartão de crédito. Arthurzinho(Júlio Andrade) se assusta com a atitude do ciclista e pergunta se está tudo bem. Arthurzinho tenta impedir que o jovem deixe o apartamento naquele estado, mas Danilo explode de raiva e empurra o mordomo, que bate com a cabeça e cai inconsciente.

O drama vivido pelo personagem de Cauã Reymond é o mesmo vivido por tantos jovens de nossa sociedade. São inúmeros os motivos que podem levar um jovem a experimentar substâncias psicoativas de forma continuada:
-Curiosidade;
-Modismo;
-Necessidade de auto-afirmação;
-Necessidade de desafiar regras.
Segundo um levantamento realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas(Cebrid) com estudantes de escolas públicas com idade entre 10 e 18 anos, 65,2% dos entrevistados já experimentaram bebida alcoólica. Outros 5,9% fumaram maconha e 15,5% usaram solventes, de acetona a lança-perfume. Os números não deixam dúvida: as drogas fazem parte do universo jovem. A relação com elas é constante e, por vezes, ocorre dentro dos muros da escola. Não adianta fingir que o assunto não existe. O tema exige ação.

Fonte: Revista Escola Abril

Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE - D.E.Santos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Efeito Pilates

Elaborado pelo alemão, Joseph Pilates, o método de condicionamento físico que leva seu nome(Pilates), trabalha principalmente com o peso do próprio corpo, exercícios físicos de alongamento, equilíbrio e força. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Pensando no princípio de "mente sã e corpo são", Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento postural, centralização e fluência de movimentos, chamada inicialmente de CRONTROLOGIA, arte do controle do corpo.



Benefícios do Pilates:

-Melhora o alinhamento postural;
-Melhora circulação sanguínea;
-Melhora condicionamento físico;
-Melhora coordenação motora;
-Melhora desempenho sexual;
-Melhora o equilíbrio mental e corporal;
-Aumento da consciência corporal;
-Aumento da flexibilidade e da mobilidade articular;
-Aumento do tônus e resistência de força muscular;
-Diminuição do nível de stress físico e mental.

Fonte: Espaço de Vida
Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Colesterol Não É Brincadeira!

O Colesterol é uma gordura normal do corpo e o componente principal das membranas das células, da formação dos hormônios e da bile. Está presente na gordura animal que ingerimos. Se a quantidade ingerida for muito alta, o nível do colesterol no sangue sobe. Com o tempo, o colesterol alto participa do processo de áterosclerose (entupimento das artérias).
Quando se deve medir o Colesterol nas crianças e adolescentes?
-História de infarto e derrame em parentes com menos de 60 anos;
-Pais que sabem ter nível de Colesterol acima de 240 mg/dl;
-Crianças com história médica (doenças) desconhecida dos pais e avós;
-Pai ou mãe obesos.
O Colesterol alto pode provocar sérios problemas de saúde.
Por isso, os pais devem ficar atentos às seguintes situações:
-Menor de 10 anos ou início da puberdade com obesidade;
-Escurecimento das pregas cutâneas (axilas, virilha, pescoço);
-História familiar de Diabetes Mellitus;
-Ronco durante o sono (se obeso);
-Obesidade ou sobrepeso com a distribuição de gordura corporal maior no abdômen (cintura).
Dicas:
-Evite frituras;
-Estimule o exercício físico nos filhos;
-Alerte contra o hábito de cigarros e álcool;
-Converse com o médico da criança sobre o assunto.
Lembre-se: Os pais são responsáveis pela despensa da casa.
Fonte: Departamento de Endocrinologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Catarinense de Pediatria.
Postado por: Cíntia Oliveira - Monitora APE - Santos

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ativando a Circulação

Passar horas sentado ou na mesma posição pode trazer, além de desconforto, complicações que vão de cãimbra a trombose. A falta de movimento torna a circulação mais lenta, o que dificulta transportes de nutrientes para o corpo e favorece a formação de coágulos nos membros inferiores, que podem bloquear a passagem do sangue. Seguem algumas dicas para evitar o problema:

  • DÊ UMA VOLTA - A cada 2 horas sentada, caminhe para ativar a circulação;

  • HIDRATE-SE - Beber muito líquido pode deixar o sangue mais fluido e fácil de transitar pelas veias;

  • RESPIRE - Fazer uma inspiração profunda de tempos em tempos promove uma pressão negativa no tórax e permite que o sangue circule melhor pelo corpo.

Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Postado por: Jessica Rollo - Monitora APE

Benefícios da Ergonomia

A Ergonomia deve estar presente no dia das pessoas, não só no trabalho mas, para executar qualquer tipo de atividade, desde um simples afazer doméstico como varrer a calçada, como na maneira correta de sentar para estudar, trabalhar na frente do computador, carregar uma mochila ou sacola um pouco mais pesada, enfim, viver o dia-a-dia com mais Ergonomia. Para trazer mais luz sobre esse tema, foi realizada, na E.E.Dona Luíza Macuco, uma palestra sobre Reeducação Postural ministrada pela Monitora do APE, Jessica Rollo, mostrando que pequenas tarefas rotineiras podem trazer grandes desconfortos e como reavaliar nossa postura na execução dessas tarefas.

TV Tribuna esteve presente registrando a palestra

Alunos do Educafro

Postado por : Cíntia Oliveira-Monitora APE-D.E.Santos

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O.T.- Experiências Exitosas

Nos dias 29 e 30 do mês de Julho, aconteceu em São Paulo o encontro da Coordenação, Supervisores e Monitores Educacionais do Projeto APE para traçar as novas diretrizes para elaboração do Planejamento do Plano de Ação dos Monitores e apresentação das Ações Exitosas de algumas Diretorias onde atua o Projeto APE.

Nosso querido Vini, D.E.Votorantim, em uma apresentação brilhante sobre DST/AIDS.

Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE-D.E.Santos