segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Água ajuda a Emagrecer


A velha e boa fórmula H20 ajuda a secar os quilos extras. Acredite: uns goles a mais sempre funcionam. De acordo com o estudo, quem bebe dois copos do líquido — zero caloria — antes de cada refeição dá menos garfadas e, consequentemente, elimina mais quilos do que aqueles que abrem mão da fórmula H2O de emagrecimento.

É como se enganássemos o cérebro”, compara Silvia Papini, nutricionista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), “A própria distensão do estômago provocada pela entrada do líquido também já colabora para a sensação de barriga cheia, freando a comilança”. Segundo a pesquisa americana, pessoas de meia-idade e idosos são os maiores beneficiários do efeito emagrecedor da água. Isso porque, com o passar dos anos, o estômago desacelera seu trabalho e tende a levar mais tempo para se esvaziar. “A água fica retida ali, o que prolonga ainda mais o estado de saciedade”, afirma Ricardo Rosenfeld. Só um detalhe: a estratégia funciona bem quando você molha a garganta entre uma e meia hora antes de se sentar à mesa.
É preciso lembrar que a água, por si só, não é capaz de exterminar os quilos indesejáveis. Para que o resultado seja efetivo, a prática de exercícios físicos regulares e a adoção de uma alimentação leve e balanceada também precisam ser levados em conta.



Fonte: http://saude.abril.com.br

Postado por: Jessica Rollo - Monitora APE

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Osteoporose: Previna-se Desde Cedo

Dia 20 de Outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate a Osteoporose. No mundo todo, estima-se que mais de 200 milhões de mulheres sofram deste mal. Os homens também são acometidos pela doença, mas em menor número. A Osteoporose é uma doença silenciosa que atinge pessoas que passaram dos 40 anos, pois é nessa fase que ocorrem uma série de mudanças no sistema metabólico, sendo uma delas a diminuição do poder de absorção de cálcio. Por esse motivo é importante prevenir desde cedo, adotando um estilo de vida o mais saudável possível, com dieta balanceada, exercícios físicos regulares, combatendo o tabagismo, moderando o consumo de cafeína e diminuindo a ingestão de bebidas alcoólicas. Estas são algumas das recomendações feitas pelos médicos.


Fonte : Bibliomed,Inc.
Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE-D.E.Santos

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Não deixe seu corpo enferrujar

Entre 3 e 5% das pessoas com menos de 30 anos apresentam um desgaste na articulação. Ao passar da sexta década de vida, essa cifra decola e supera os 80%!De longe, a queixa principal entre as patologias osteomusculares é a artrose, um desgaste da articulação que culmina em dor, rigidez e dificuldade para se movimentar. A falta ou o abuso da atividade física, explica porque esse tipo de doença está se manifestando cada vez mais cedo na população. Todas as articulações se nutrem justamente quando as colocamos em movimento. A prática de um exercício é indispensável, ainda, porque fortalece os músculos que protegem as articulações. Porém, quem exagera nas atividades, corre alto risco de padecer de desordens articulares, uma vez que a deterioração dessas estruturas é ainda maior. Nossas articulações, como tudo na vida, também dependem de uma boa dose de bom senso.

Fonte: premiosaude.com.br
Postado por: Ft. Jessica Rollo - Monitora APE




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Melhor Idade-30 Dicas Para Viver Melhor

A atenção à saúde e à vida do idoso é um ato de amor, respeito e gratidão àqueles que nos proporcionaram a base de nossas vidas. No dia 1º de outubro o Brasil e o mundo comemoram o Dia Nacional e Internacional do Idoso. É um dia feito para celebrar essa nova etapa da vida, cheia de prazeres e, às vezes, dificuldades. Aí vão algumas dicas para ter uma vida longa e saudável na melhor idade.



-Case-se(Nada melhor que o amor para aumentar nossa expectativa de vida);
-Expresse suas emoções(Não guarde nada para voce. Extravase);
-Seja solidário(Dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso);
-Tenha horários(Evite a prática de exercícios entre as 11 da manhã e a 1 da tarde. É quando a produção de adrenalina atinge seu pico. O sangue fica mais grosso do que o normal, a pressão arterial sobe e o batimento cardíaco se eleva. Durante essas duas horas, é maior a probabilidade de uma placa de gordura se romper em um vaso, o que pode provocar derrame cerebral ou infarto no coração.
-Prefira as comédias(Rir ainda é o melhor remédio);
-Use o fio dental(A inflamação bacteriana na gengiva aumenta o risco de doença cardiovascular);
-Imite os britânicos(Tome chá. Ele reduz os riscos de Câncer);
-Largue o cigarro;
-Tenha fé(A fé ajuda a combater o stress e problemas emocionais. Além disso, ela move montanhas);
-Beba com moderação;
-Coma menos(Sobrepeso não faz bem a ninguém);
-More perto de um parque(Ou visite um sempre que puder. Ajuda a relaxar);
-Vá de verdes(Vegetais verde-escuros ajudam a manter a integridade do DNA);
-Mantenha a mente ativa;
-Tome vitaminas;
-Curta o chocolate(Em pequenas quantidades ele pode ser benéfico à saúde);
-Dê preferência aos pescados;
-Faça sexo(o sexo é um dos quatro pilares da qualidade de vida, ao lado do prazer no trabalho, da harmonia familiar e do lazer);
-Seja otimista;
-Não pule o café da manhã(É a refeição mais importante do dia);
-Tenha um animal de estimação(Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor frequência);
-Reduza o sal(Evite mais de 6 gramas por dia);
-Invista em cultura(Visite galerias de arte, vá ao teatro, ao cimena...);
-Sinta-se em Capri(Uma dieta mediterrânea, rica em vegetais, peixes e azeite de oliva, pode afastar doenças como Hipertensão, Diabetes e Obesidade);
-Abuse do molho de tomate( O tomate é rico em licopeno, um antioxidante encontrado nos vegetais vermelhos);
-Durma bem(Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo);
-Conte até cinco(Esse é o número mínimo de porções de frutas e vegetais que uma pessoa deve comer por dia);
-Vá ao oftalmologista(Depois dos 50 anos, aumentam os riscos de Glaucoma e Catarata);
-Moderação com a carne vermelha;
-Mova-se(Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos).


Fonte: Revista Psychology Science, Journal of Clinical Psychology, Universidade Vanderbilt, Universidade Harvard, Associação Médica Americana, International Journal of Psychiatry, Phytotherapy Research, New England Journal of Medicine, Journal of the American Medical Association, King´s College, Universidade de Cambridge, Federação Mundial de Cardiologia e Organização Mundial de Saúde, RealAge Institute, Universidade da Geórgia e Universidade de Loma Linda .
Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE