segunda-feira, 30 de maio de 2011

APAGUE O CIGARRO DA SUA VIDA

Vários Tipos de Cânceres
Úlceras no Esôfago
Doenças Circulatórias
Doenças Respiratórias
Doenças Cardíacas
Lesões no Feto em Grávidas
Defesas Naturais Diminuidas
Tudo Isso Pode Ser Evitado.

31 De Maio-Dia Mundial Sem Tabaco



Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE

segunda-feira, 23 de maio de 2011

VACINAÇÃO É PREVENÇÃO

Ninguém reluta em levar o filho para tomar uma vacina contra o sarampo ou paralisia infantil, mas na hora de cuidar da própria saúde, muitos adultos negligenciam as campanhas de vacinação.

Em todas as fases da vida, estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias que, se não tratadas, podem causar muitos problemas. As doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o indivíduo precisa se vacinar. Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus.

Eis as vacinas que os adultos devem tomar:

-Vacina dupla tipo adulto-para Difteria e Tétano

-Vacina tríplice viral-para Sarampo, Caxumba e Rubéola

-Vacina contra Hepatite B

-Pneumo 23-para Pneumonia

-Vacina contra Febre Amarela

-Vacina contra o Influenza(gripe)


Postado por: Cíntia Oliveira-Monmitora APE

sexta-feira, 20 de maio de 2011

19 de maio Dia Mundial da Hepatite.

Hepatite C tem maior incidência no Brasil

Ainda não existe vacina para doença transmitida por contaminação sanguínea.

ANo Brasil, a hepatite atinge mais os jovens de 10 a 19 anos (48,5% da população nesta faixa etária) e a maior incidência é do tipo C. Os sintomas da doença podem ser confundidos com os da gripe: febre, dores no corpo, náusea e falta de apetite. “Atualmente, no município de São Paulo, estima-se a existência de 156 mil pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C, considerada preocupante porque ainda não há vacina”, afirma a professora de Enfermagem da FMU, Márcia de Souza.Hoje, segundo o Ministério da Saúde, três milhões de pessoas apresentam a doença (no tipo C), contaminadas pelo vírus em transfusões de sangue, cirurgias, relação sexual, agulhas, seringas e durante o parto. A doença é caracterizada por uma inflamação no fígado e em alguns casos pode levar à morte do paciente por infecção aguda.

Hepatite A ocorre quando não há higienização dos alimentos e das mãos durante as refeições e na ingestão de água contaminada. O menor índice no país é o da Hepatite B, que ocorre em regiões mais pobres. Apenas 0,37% da população entre dez e 69 anos está contaminada ou tem o vírus de forma crônica. A Hepatite E também é transmitida oralmente por má higiene e falta de saneamento básico.

O paciente precisa ser afastado de suas atividades e as crianças não devem ir à escola durante as duas primeiras semanas da doença. Neste período é importante desinfetar objetos e fazer a limpeza da casa com cloro ou água sanitária.

Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/
Postado por: Monitora APE - Lucilene Pereira.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PREVENIR É PRECISO.....

Com o estresse no trabalho, no trânsito, problemas na família, enfim, o ritmo impresso pela vida moderna que nos leva a ter cada vez mais pressa e cada vez menos tempo, vêm ocasianando uma série de disturbios à nossa saúde. Aí vão os 8 males que mais ameaçam a saúde do brasileiro. São eles:


-Obesidade- cerca de 43,3% das pessoas com mais de 18 anos, que vivem nas capitais estão com sobrepeso.


-Câncer- segundo o Instituto Nacional do Câncer, 2 em cada mil brasileiros serão afetados por algum tipo da doença em 2010.


-AIDS- de 1980 a 2007 foram registrados 474.273 casos no país. Na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os casos tendem a se estabilizar; já no Norte e Nordeste a tendência é de crescimento. Em 2008, 2 milhões de pessoas morreram, no mundo, em consequência da AIDS.


-Diabetes- um estudo recente da Sociedade Brasileira de Diabetes constatou que 11% dos brasileiros são diabéticos e que mais de 60% delesnão sabem que tem a doenças.


-Tabagismo- estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do Tabagismo. O número de fumantes varia de 12,5% a 25,2% em pessoas acima dos 25 anos, dependendo da região do país.


-Dengue- de janeiro até maio, o país registrou 6.438 casos graves de Dengue, ou seja, aqueles com febre hemorrágica e complicações, de acordo com dados do Ministério da Saúde.


-Hepatite C- a doença atinge mais de 3 milhões de pessoas no Brasil e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença infecta até 5 vezes mais que a AIDS.


-Hipertensão- o problema atinge mais de 47% das pessoas com mais de 50 anos no Brasil.


Então, vamos prevenir.


Postado por: Cíntia Oliveira-Moniotra APE

segunda-feira, 2 de maio de 2011

DIA DO OFTALMOLOGISTA

E porque dia 7 de Maio é o Dia do Oftalmologista, vamos falar de Glaucoma. O Glaucoma é uma doença de caráter hereditário, portanto em famílias de protadores de Glaucoma há a necessidade que todos façam exames preventivos.
Fazem parte do grupo de risco:

-indivíduos com mais de 40 anos de idade;
-indivíduos da raça negra;
-altos míopes;
-diabéticos;
-pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares
Para saber mais, entre no site abaixo e faça o teste.

Fonte: http://www.abrag.com.br/
Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE