terça-feira, 27 de setembro de 2011

"DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS"


Uma das mais importantes iniciativas globais de conscientização sobre a preservação ambiental é o Dia Mundial de Limpeza de Praias. Organizada há 25 anos pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, a ação acontece, anualmente, sempre no terceiro sábado de setembro, envolvendo cerca de 500 mil voluntários em mais de 120 países.
Este evento vem tendo uma participação crescente de pessoas que vão às praias, rios, lagos, mangues e canais, coletar e catalogar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de navios ou rios. Os dados obtidos são enviados a Ocean Conservancy, que os envia a ONU para que ela conheça a situação atual dos rios e praias do mundo.


Diante disso, nós Monitoras do APE DE Santos, participamos do evento na Unidade Escolar Nossa Senhora dos Navegantes. No qual realizamos juntos aos Educadores Universitários, Educador Profissional e comunidade um mutirão de limpeza das praias locais. Foi disponibilizado a todos que participarão do mutirão luvas, sacos de lixo, copinho de água, maçãs, ficha para catologar os intens recolhidos e camisetas.





Postado por DE Santos

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"DIA DA ÁRVORE"



No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Para comemorar o Dia da Árvore, nós do Projeto APE,em parceria com a escola Walter Scheppis, realizamos um passeio entorno da Unidade Escolar, com a intenção de sensibilizar a todos sobre a necessidade de se preservar o Meio Ambiente. Contamos com a participação da banda da escola, Educadores Universitários, Gestor, Educador Profissional e voluntários.
Já de volta a escola, disponibilizamos algumas mudas para a comunidade.


Postado por - D.E. Santos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO"

No dia 30, comemora-se o Dia Mundial do Coração. O objetivo é alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse importante órgão e, principalmente, ensinar a preveni-las.
As patologias relacionadas ao coração demoram a serem detectadas e muitas vezes não apresentam sintomas. Por tanto é necessário que se crie hábitos saudáveis desde a infância, evitando alimentos gordurosos, tabaco, mantendo o controle da pressão arterial, estresse, obesidade, realizando atividade física preventiva entre outros.

Quem fuma, tem colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes; é obeso ou sedentário; ou ainda têm pais e/ou irmãos com problemas cardiovasculares deve ter atenção redobrada. Nesse grupo estão as pessoas que têm maior tendência a sofrer do coração. O velho ditado é ainda o mais apropriado: prevenir é o melhor remédio - principalmente para o coração.

Além desses cuidados no dia-a-dia, todas as pessoas - mesmo as que se sentem absolutamente saudáveis devem visitar o consultório médico com regularidade: uma vez por ano, por exemplo. Não se deve aguardar o aparecimento de problemas. Lembre-se: colesterol alto e hipertensão são assintomáticos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a medição do colesterol no sangue seja feita periodicamente, a partir dos 20 anos. Mas é bom lembrar que nem mesmo as crianças estão livres do problema.





Postado por: DE - SANTOS


Fonte: http://www.boasaude.uol.com.br/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

21 DE SETEMBRO "DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES"

Dando o melhor!
Muitas coisas se falam a respeito de Beethoven. O fato de ter composto extraordinárias sinfonias, mesmo após a total surdez, é sempre recordado.
Exatamente por causa de sua surdez, ele era pouco sociável. Enquanto pôde, escondeu o fato de sua audição estar comprometida. Evitava as pessoas, porque a conversa se lhe tornara uma prática difícil e humilhante. Era o atestado público da sua deficiência auditiva.
Certo dia, um amigo de Beethoven foi surpreendido pela morte súbita de seu filho. Assim que soube, o músico correu para a casa dele, pleno de sofrimento.
Beethoven não tinha palavras de conforto para oferecer. Não sabia o que dizer. Percebeu, contudo, que num canto da sala havia um piano. Durante 30 minutos, ele extravasou suas emoções da maneira mais eloquente que podia. Tocou piano. Ao contato dos seus dedos, as teclas acionadas emitiram lamentos e melodiosa harmonia de consolo.
Assim que terminou, ele foi embora. Mais tarde, o amigo comentou que nenhuma outra visita havia sido tão significativa quanto aquela.
Por vezes, nós também, surpreendidos por notícias muito tristes ou chocantes, não encontramos palavras para expressar conforto ou consolação. Chegamos ao ponto de não comparecer ao enterro de um amigo, por sentir “não ter jeito” para dizer algo para a viúva ou os filhos órfãos.
Não vamos ao hospital, visitar um enfermo do nosso círculo de relações, porque nos sentimos inibidos. Como chegar? O que levar? O que dizer?

Aprendamos com o gesto do imortal Beethoven. Na ausência de palavras, permitamos que falem os nossos sentimentos.


“Não existe verdadeira inteligência sem bondade”. - Ludwig van Beethoven



Postado por: DE- SANTOS


Fonte:www.meusonhonaotemfim.org.br