terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 de Outubro Dia Nacional da Saúde Bucal


Bruxismo

Habito de aperta e ranger os dentes, o bruxismo é comum em cerca de 15% das pessoas. Causada principalmente por motivos emocionais, a disfunção pode provocar dores de cabeça, desgastes dos dentes e outros distúrbios da articulação mandibular.


O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como Saber Se Tenho Bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.


Como o Bruxismo é Tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restauração, coroas ou ortodontia.

Fonte: www.colgate.com.br
Postado por: DE Santos


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR

HOMENAGEM AO PROFESSOR

As bolas de papel na cabeça, Os inúmeros diários para se corrigir, As críticas, as noites mal dormidas... Tudo isso não foi o suficiente Para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação Tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, Quando em seu dia-a-dia Tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você Consegue olhar os olhos de todos os outros E fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, Dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida O teu coração a cada dia, Dando-te tanto prazer em ensinar. Homenagens, frases poéticas, Certamente farão parte do seu dia a dia, E quero de forma especial, relembrar A pessoa maravilhosa que você é E a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem Hoje e sempre, por aquilo que você é E por aquilo que você faz. Felicidades!!!

Postado por D. E. Santos

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

11 de Outubro Dia Mundial de Combate à Obesidade



Há alguns anos o excesso de peso não é mais tratado como uma questão estética. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,9% das mulheres brasileiras com mais de 19 anos é obesa e 48% está na faixa do sobrepeso. A Organização Mundial de Saúde aponta que a doença já atinge um bilhão e meio de pessoas em todo mundo. Além de aumentar o risco de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e insuficiência cardíaca, a obesidade traz prejuízo social e quadros de depressão.

Próximo ao Dia Mundial de Combate à Obesidade, comemorado em 11 de outubro, o endocrinologista Leandro Diehl, professor da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, afirma que a expectativa de vida dos obesos é menor. “A obesidade aumenta significativamente o risco de várias doenças graves, inclusive o risco de mortalidade. Estima-se que um indivíduo com obesidade grave (com Índice de Massa Corporal acima de 40) tenha expectativa de vida cerca de doze anos menor em relação a pessoas com IMC normal (até 24,9)”.

Mulheres obesas podem desenvolver ovários policísticos
Leandro Diehl também explica que as mulheres ainda podem desenvolver síndrome dos ovários policísticos e são mais propensas a apresentar osteoartrose dos quadris e joelhos (doença que causa perda progressiva da cartilagem articular), além de insuficiência venosa e varizes nos membros inferiores.

De acordo com o endocrinologista Ricardo Meirelles, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e diretor do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, no Rio de Janeiro (IEDE), o tratamento para a obesidade pode ou não exigir a prescrição de medicamentos. “O tratamento com medicação, como a sibutramina, não é indicado para todos. É preciso conhecer o histórico do paciente, se existem doenças preexistentes. E é bom lembrar que pessoas que precisam perder quatro ou cinco quilos podem conseguir resultado satisfatório com dieta e exercícios físicos”, diz o médico.

A cirurgia bariátrica, ou redução do estômago, é indicada para pessoas com IMC acima de 40 ou aquelas que tem IMC entre 35 e 40, mas já apresentam complicações graves. “É importante observar que mais de 80% dos pacientes operados consegue manter a perda de peso a longo prazo. Mas a cirurgia não é um milagre. Após a cirurgia ainda é preciso seguir uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regulares ”, explica o endocrinologista Leandro Diehl. O médico lembra que a cirurgia é contraindicada para pacientes com doenças psiquiátricas graves, como alcoolismo e psicose, além da obesidade por causas endócrinas ou genéticas.




Postado por: D.E Santos

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

" Orientação Técnica Barra Bonita"


Nos dias 28, 29 e 30 de Setembro estivemos em Barra Bonita para uma Orientação Técnica cujo tema era, "Ações Redutoras de Vulnerabilidade Álcool e Tabaco".
O tema é muito pertinente a realidade de nossa região. A O.T. veio para fortalecer nosso conceito e para nos ajudar a implementar novas formas de trabalho.

Segue abaixo um trecho do texto utilizado na O.T. do autor Charles Chaplin:

" O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim".

Agradecemos a coordenação do Projeto APE, nossa supervisora Ana e todos que contribuirão, para que esta Capacitação fosse excelente e de grande relevância ao nosso trabalho.

Postado por DE Santos