quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dia da Confraternização Mundial 1º de Janeiro



O dia 1º de janeiro é um dia que a maior parte do mundo está comemorando a chegada de um Ano Novo. Este é um dia em que devemos nos conscientizar e lutar pela harmonia e pela vida do nosso planeta. Devemos pensar que tudo o que passamos no ano que acabou foi uma fonte de aprendizado, e tentar fazer com que tudo seja melhor, respeitando mais as pessoas e o nosso planeta. Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos hábitos de consumo é a melhor (e talvez a única) maneira de mudar o mundo. Economize água, luz, recicle seu lixo, faça sua parte e ajude a construir um futuro melhor para todos.



As Monitoras Educacionais do Projeto APE da DE Santos deseja a todos: muita paz, alegria, amor e saúde.


E que no ano novo você consiga transformar tudo que está dentro e fora de você.



Fonte: mudeomundo.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Preservação do Patrimônio




























Patrimônio é a soma dos bens de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É de extrema relevância que a comunidade conheça valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.
A principal razão é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material e espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania. A preservação garante a continuidade das manifestações culturais.
A comunidade é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais. Não se pode pensar em proteção de bens culturais, senão no interesse da própria comunidade, à qual compete decidir sobre sua destinação no exercício pleno de sua autonomia e cidadania. Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo através de inventários e pesquisas realizadas pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. O passo seguinte é a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal para a educação e informação das comunidades, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação. A atuação do poder público deve ser exercida em caráter excepcional, quando faltarem recursos técnicos ou materiais ou organizações coletivas capazes de assumir as ações de preservação necessárias. São diversas as formas de proteção do patrimônio cultural, desde o inventário e cadastro até o tombamento, passando pelo estabelecimento de normas urbanísticas adequadas, consolidadas nos planos diretores e leis municipais de uso do solo e, até, por uma política tributária incentivadora da preservação da memória.

Diante disto, nós Monitoras Educacionais do Projeto APE aproveitamos o evento de Natal que ocorreu na unidade escolar Zenon Cleantes no dia 10 de dezembro de 2011 e desenvolvemos o tema Preservação do Patrimônio na qual foi realizado um balcão de dúvidas onde explanamos sobre a importância de preservar o patrimônio escolar assim como a comunidade, para melhorar suas condições de vida. Adquirindo hábitos como jogar lixo no lixo, organizar as carteiras na sala, limpar a lousa, manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas, preservar os trabalhos expostos pelos colegas. Ao término disponibilizamos revistas para colorir a todo público presente.

Fonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais

Postado por: D.E Santos










































sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Projeto "Alimente-se Bem"



Leves, saudáveis e pouco calóricas, as frutas estão entre os alimentos que mais ajudam na perda de peso e na prevenção contra doenças. Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, elas são extremamente importantes porque mantêm ativo o metabolismo e ajudam a controlar a fome, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, as frutas também melhoram o funcionamento do intestino e eliminam toxinas. Mas, para obter os benefícios das frutas, é preciso ingerir de três a cinco porções por dia.
Pensando nisso, o Programa Escola da Família organizou um evento de encerramento do ano onde reuniu todas as escolas do município do Guarujá e Bertioga. Para tal, desenvolvemos um projeto “Alimente-se bem” que foi aprovado pela coordenação do APE. Contudo, foi realizada pela Monitora Educacional uma orientação dirigida a públicos de diferentes faixas etárias, foram confeccionados cartazes com mensagens de alimentação saudável, disponibilizou-se uma mesa de café da manhã na qual servimos melancias, maçãs e alimentos reaproveitados como: patê de talos de couve e brócolis e suco de couve com limão. Após o almoço servimos a todos os participantes uma deliciosa salada de frutas, lembrando na orientação sobre a importância do consumo de no mínimo três porções diariamente. Estiveram presentes neste evento aproximadamente 400 pessoas.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1º de Dezembro Dia Mundial de Luta Contra o HIV























A Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), foi quem instituiu a data de 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids em 1987,ainda como forma de alerta. No Brasil, um ano depois, o Ministério da Saúde oficializou a data, que passou a ser um símbolo mundial no combate a doença.
O dia escolhido foi estabelecido para lembrarmos da existência do vírus HIV e da doença Aids, como forma de conscientizar a população mundial. Apesar da data ser fixa, o tema adotado pelas instituições responsáveis mudam a cada ano, afim de relembrar o combate a doença, despertando nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção e aumentando a compreensão; reforçando a tolerância, compaixão e também uma forma de informar que não existe grupo de risco, mas sim ações que geram risco a saúde de todos.


Dada a relevância do assunto nós Monitoras Educacionais do Projeto APE realizamos ações no dia 25 de novembro na unidade Dona Luiza Macuco, palestra dirigida á públicos de diferentes faixas etárias. O objetivo desta ação foi alertar os adolescentes e adultos presentes quanto à importância do uso do preservativo e sensibilizá-los quanto ao combate do preconceito aos portadores. No dia 26 de novembro realizamos orientação sobre HIV/AIDS na U.E Eduardo Gomes Marechal do Ar, aos idosos presentes no evento. No dia 27 orientamos os Educadores universitários e os parceiros que participaram da Festa de encerramento da escola quanto ao Dia Mundial do Combate ao HIV/AIDS, para tal disponibilizamos laços que simbolizam o movimento e folders. Dando seqüência as ações, realizamos um grande movimento de combate ao HIV na Diretoria de Ensino Regional de Santos, distribuímos laços que simbolizam o movimento e folders a todos na entrada.



Postado por: DE Santos