segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dengue tipo 4

                                                        Dengue tipo 4

A dengue tipo 4, que voltou a circular no Brasil após 30 anos, não é mais grave que os outros tipos já constados no País. É o que afirmou o Ministério da Saúde, a respeito da informação de que o ressurgimento do vírus representaria um risco maior para a população que as outras três variações mais comuns por aqui. O ministério alerta no entanto que, devido ao longo período em que o vírus da dengue 4 não ocorreu no País, a maior parte dos brasileiros não possui imunidade para este tipo da doença.
Isso porque ter um tipo de dengue não imuniza o paciente contra os outros tipos. “Quem teve dengue tipo 1 nunca mais será infectado pelo vírus Denv-1. Mas poderá contrair os outros três sorotipos”, explicam os técnicos da pasta.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a dengue tipo 4 circula há vários anos em países do Caribe e da América Latina, como a Venezuela, que faz fronteira com o Brasil. Por isso, dizem os técnicos, era esperado que, em algum momento, a doença pudesse reaparecer no território nacional.

Não há registro de epidemia de dengue 4, diz Saúde
“Provavelmente, o vírus tipo 4 será detectado em outros estados onde há transmissão da dengue, pois ele só circulou em um estado da região Norte, há três décadas”, afirma o ministério. Mas esclarece que, até o momento, não há registro de epidemias de dengue, em nenhum estado brasileiro, que esteja relacionada, exclusivamente, ao vírus Denv-4.

Precauções
É importante destacar que os sintomas de uma pessoa infectada por qualquer sorotipo da dengue são absolutamente os mesmos. Acontece que sucessivas infecções por qualquer um dos sorotipos aumentam a chance de a pessoa ter a forma grave da doença e, consequentemente, morrer.
Qualquer pessoa que tenha suspeita de dengue deve tomar bastante água e evitar remédios à base de ácido acetilsalicílico, como a Aspirina, o Bufferin ou Somalgin.
Os sintomas da doença podem variar, mas geralmente incluem dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e no fundo dos olhos, além de febre. O paciente deve dirigir-se imediatamente a um hospital ou posto de saúde.
Os mosquitos transmissores da dengue são chamados Aedes aegypti (aēdēs é uma palavra grega que significa “odioso” e ægypti vem do latim e quer dizer “do Egito”). Ao contrário de outros mosquitos, são ativos e picam durante o dia, principalmente na região dos tornozelos.

Fonte: Ministério da Saúde

Postado por Amanda Oliveira - Monitora Educacional  Projeto APE.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Vez da Voz




Fonte:
Academia Brasileira de Laringologia e Voz - http://www.ablv.com.br/



Postado por: Rael Jonas Moraes, Monitor Educacional do Projeto APE.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Um dia para a Saúde



No dia 7 de abril, o mundo comemorou o Dia Mundial da Saúde e o aniversário da Organização Mundial da Saúde, OMS, fundada em 1948. Este ano, o tema escolhido foi “A Boa Saúde Adiciona Vida à Idade”, que destaca não só a longevidade, mas também a qualidade de vida.

Segundo a agência da ONU, os bons hábitos alimentares contribuem para uma terceira idade saudável e produtiva. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou a terceira idade em mensagem divulgada no Dia Mundial da Saúde. Ele lembrou que “no meio do século passado, havia apenas 14 milhões de pessoas com 80 ou mais anos de idade. Até 2050, haverá quase 400 milhões nesta faixa etária, 100 milhões delas na China”.

Em entrevista à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, a nutricionista Inês Rugane, falou sobre os desafios de uma vida longa. “O tema é muito oportuno e muito bem escolhido. A gente conseguiu expandir o tempo de vida, mas ainda não conseguiu expandir o tempo de vida plena”.

A especialista disse que as práticas alimentares fazem parte de uma herança cultural que, às vezes, é difícil de adaptar a costumes mais saudáveis. “Qualidade de Vida é um ponto central, bem como a questão da alimentação e da nutrição. Ela é fundamental, básica e imprescindível, para garantir qualidade de vida e plenitude”, frisou.

“É ela que vai não só prevenir doenças. A alimentação e a nutrição são muito mais do que isso: a forma como os alimentos são produzidos; a forma que a gente escolhe para consumir esses alimentos; o tipo de impacto que gera no ambiente em função dos nossos sistemas alimentares. Tudo isso tem a ver com saúde”, afirmou a nutricionista.

Um informe da OMS sobre o Dia Mundial da Saúde 2012 reavalia dados sobre o envelhecimento para que fique mais fácil entender os desafios para os idosos. O documento descreve, ainda, ações que governos e sociedades devem tomar para promover uma terceira idade mais ativa e saudável.

Fonte: primeiraedicao.com.br

Feira da Saúde

Inspirado nesta idéia, no dia 28 de abril a Escola Estadual Dona Coralina Ribeiro dos Santos no Guarujá, receberá uma feira temática, a Feira da Saúde.

O evento irá contar com a participação da Escola Guarujá de Enfermagem, do Instituto Embelleze do Guarujá e da Drogasil, que irão realizar ações para a comunidade, como a aferição da pressão, teste de glicemia, entre outras.

A Feira da Saúde irá atender um público de diversas idades com o objetivo de informar para prevenir, incentivando ações e costumes saudáveis.

Local: E.E. Dona Coralina Ribeiro dos Santos Caldeira
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 2300 – Guarujá/SP
Quando: 28/04/2012 á partir das 9:00


Postado por: Rael Jonas Moraes, Monitor Educacional do Projeto APE.