sexta-feira, 18 de maio de 2012


Dia Internacional contra a Homofobia

Em 1985, por pressão dos grupos gays organizados da época, o Brasil excluiu do âmbito nacional o item 302.0 do Código Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde, que classificava a homossexualidade como doença psiquiátrica. Em âmbito internacional, esse item vigorou até o dia 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do seu catálogo de doenças, e desde então é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia.As relações entre homossexualidade e saúde, tanto nas ciências médicas, como na opinião pública, como o caso da AIDS pode demonstrar, têm originado preconceitos contra os homossexuais e permanecem como uma complexa questão a ser enfrentada individual e coletivamente. Tais preconceitos e discriminações têm sido um obstáculo para a construção de identidades mais positivas e de projetos de vida que levem a uma existência menos traumática, assim como têm dificultado a implementação de políticas de saúde que realmente respondam às necessidades dos indivíduos.
Seria interessante,além dos efeitos do HIV, conhecer também como a questão de orientação sexual influencia na vulnerabilidade para doenças como hepatite C, HPV (papiloma vírus, que pode causar câncer cervical nas mulheres e câncer no ânus em homossexuais), entre outras infecções virais transmitidas sexualmente, assim como na prevenção e tratamento ao câncer de próstata.
Estudos clínicos poderiam considerar a questão da orientação sexual para uma melhor compreensão sobre incidência, risco e vulnerabilidade a outras doenças que podem afligir homens e mulheres com práticas homossexuais.
 As lições aprendidas e os desafios a serem enfrentados demonstram que é hora de essas relações mudarem radicalmente, não mais se definindo a partir da doença e do preconceito, mas a partir da solidariedade e da promoção da felicidade.

 O Movimento Social GLBT vem consolidando, no mundo e no Brasil, ampla visibilidade, enfatizando a denúncia da violência e da violação aos direitos humanos desses grupos sociais, e reivindicando a igualdade de direitos. 


Postado por Amanda Oliveira - Monitora Educacional do Projeto APE

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cruz Vermelha - Internacionalmente Voluntários

935 pessoas vestidas de vermelho formam o símbolo da Cruz Vermelha em Oslo, Noruega

 

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo. Sua missão é trazer alívio para o sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde de populações e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências. O Movimento está presente em todos os países e conta com o apoio de milhões de voluntários.
O que constitui as bases mais importantes para a instituição são os seus sete princípios: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade. Sendo um de seus princípios, os voluntários são a essência da instituição. São eles que tornam possível seu trabalho e a auxiliam a conferir ajuda àquelas pessoas em situações vulneráveis. Os 13 milhões de voluntários ativos do Movimento fazem um trabalho excepcional todos os dias do ano.
Nos dias que antecedem o dia 8 de maio, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha publica uma seleção de fotos como uma maneira de agradecer e destacar o trabalho dos voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho no mundo todo.

Comunidade de Nova Holanda, Rio de Janeiro, Brasil. Equipe da Cruz Vermelha Brasileira e do CICV ensinam técnicas de primeiros socorros.

Seja Voluntário


Esses voluntários são o poder da humanidade. Eles fazem do mundo um lugar melhor. Se você deseja ser um voluntário da maior instituição humanitária do mundo, entre no site www.cruzvermelha.org.br e procure a seção Voluntariado.


Fonte: 
Cruz Vermelha Brasileira - http://www.cruzvermelha.org.br
Comitê Internacional da Cruz Vermelha - http://www.icrc.org/



Postado por: Rael Jonas Moraes, Monitor Educacional do Projeto APE. 







quarta-feira, 2 de maio de 2012

Evento Feira da Saúde

No ultimo sábado 28 de abril, ocorreu o evento Feira da Saúde na Unidade Escolar Coralina Ribeiro dos Santos Caldeira Dona, que proporcionou aos moradores da Vila Edna um dia com diversas atividades relacionadas à Saúde, para tanto contamos com a colaboração de alguns parceiros sendo eles a Drogasil, Instituto Embelleze Guarujá e IEC Dengue Guarujá. Além disso, houve oficinas de E.V.A, pipa, pintura artística de rosto e apresentação de Ballet.

IEC Dengue Guarujá - Teatro de Fantoches 

IEC Dengue Guarujá - Stande (Focos,estágios de evolução do mosquito e demais informações)


Drogasil - Teste de Glicemia

Instituto Embelleze Guarujá - Cortes de Cabelo

Instituto Embelleze Guarujá - Escova de cabelo


Projeto APE Santos - Oficina de Pipas


Apresentação de Ballet

Postado por Amanda Oliveira e Priscila Almeida
                   Monitora Educacional Projeto APE Santos