sexta-feira, 29 de junho de 2012

Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações:
a) Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina;
b) Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;
c) Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe;
d) Diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.

Principais sintomas do diabetes tipo 1:

  • vontade de urinar diversas vezes
  • fome freqüente
  • sede constante
  • perda de peso
  • fraqueza
  • fadiga
  • nervosismo
  • mudanças de humor
  • náusea e vômito.

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

  • infecções freqüentes
  • alteração visual (visão embaçada)
  • dificuldade na cicatrização de feridas
  • formigamento nos pés e furúnculos.

Fatores de risco
  •  Obesidade (inclusive a obesidade infantil);
  •  Hereditariedade;
  •  Falta de atividade física regular;
  •  Hipertensão;
  •  Níveis altos de colesterol e triglicérides;
  •  Medicamentos, como os à base de cortisona;
  •  Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II);
  •  Estresse emocional.

Prevenção

Pacientes com história familiar de diabetes devem ser orientados a:
  • Manter o peso normal
  • Não fumar
  • Controlar a pressão arterial
  • Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas
  • Praticar atividade física regular.
Postado por Amanda Oliveira - Monitora Educacional, Projeto APE.

sexta-feira, 22 de junho de 2012


21.06 - Dia Nacional de Controle da Asma 
Asma é o estreitamento dos bronquíolos (pequenos canais de ar dos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil.
Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.
A asma acomete pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.

¹.Bronquíolos são subdivisões dos brônquios que realizam trocas gasosas no organismo
ADAM
A asma é uma doença que causa inchaço e estreitamento das vias aéreas dos pulmões, causando dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse.

Sintomas
Os sintomas mais frequentes são falta de ar, tosse seca, chiado e opressão no peito. Gripes e resfriados costumam agravá-los.
Fatores de risco e desencadeadores de crises (gatilhos)
Os fatores de risco são diversos. Entre adultos destacam-se o fumo e a exposição a produtos irritantes. Pais fumantes provocam aumento considerável da susceptibilidade nas crianças.
Pólen, mofo, ácaros, fumaça de cigarro, poluentes do ar, gases químicos, inseticidas, poeiras e até determinados alimentos, como o leite e os ovos, podem desencadear as crises.
Além disso, resfriados e gripes, o estresse emocional e a prática de exercícios vigorosos podem agravar os sintomas. Instalada a crise, pacientes adultos (e, se crianças, seus pais) podem entrar em pânico, o que agrava o problema.
Asma (Foto: Arte/G1)


Postado por: Amanda Oliveira, Monitora Educacional Projeto APE



segunda-feira, 18 de junho de 2012

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.


Na ultima quinta feira, 14 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com o objetivo de reconhecer o papel importante dessas pessoas na vida de milhões de pacientes que recebem transfusão de sangue, a data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004 e é comemorada nos países do mundo inteiro. 
Anualmente, cerca de 93 milhões de bolsas de sangue são coletadas em todo o planeta.              Entretanto, apesar do número expressivo, a questão da doação de sangue ainda permanece crítica em diversos países, sobretudo nos de baixa e média renda.

Requisitos

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. No mais, quem já recebeu a vacina contra gripe pode fazer sua doação de sangue após 48 horas depois da vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Curiosidade

O catarinense Orestes Golanovski foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Maior doador de sangue do país, entrando em 2011 para o RankBrasil – Recordes Brasileiros. Até junho de 2006, ele já havia feito 187 doações. O recordista doou sangue até completar 65 anos, idade limite para a ação solidária.


Postado por Amanda Oliveira,Monitora Educacional Projeto APE

AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA


No ultimo domingo 17 de junho, ocorreu o evento Ação Preventiva na Escola na Unidade Escolar Vila Harmonia, que proporcionou aos moradores do Jardim Nova Republica um dia com diversas atividades relacionadas à Saúde, para tanto contamos com a colaboração de alguns parceiros sendo eles a Drogasil,IEC Dengue Cubatão e Brasil Adventures. Além disso, houve oficinas de Panificação,pintura e apresentações de Hip Hop e Capoeira,orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Acidentes com Cerol.


 IEC Dengue - Cubatão - Oficina de Pintura
IEC Dengue - Cubatão - Rally da Dengue

Brasil Adventures - Santos - Slackline

Drogasil - Aferição de pressão
Drogasil - Teste de glicemia

 Projeto Ape - Orientação sobre Doenças sexualmente transmissíveis
Projeto Ape - Orientação sobre Acidentes com Cerol
 Apresentação de Hip Hop
Apresentação de Capoeira
Oficina Padaria Artesanal

Postado por Amanda Oliveira
                       Monitora Educacional APE