segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO"

No dia 30, comemora-se o Dia Mundial do Coração. O objetivo é alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse importante órgão e, principalmente, ensinar a preveni-las.
As patologias relacionadas ao coração demoram a serem detectadas e muitas vezes não apresentam sintomas. Por tanto é necessário que se crie hábitos saudáveis desde a infância, evitando alimentos gordurosos, tabaco, mantendo o controle da pressão arterial, estresse, obesidade, realizando atividade física preventiva entre outros.

Quem fuma, tem colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes; é obeso ou sedentário; ou ainda têm pais e/ou irmãos com problemas cardiovasculares deve ter atenção redobrada. Nesse grupo estão as pessoas que têm maior tendência a sofrer do coração. O velho ditado é ainda o mais apropriado: prevenir é o melhor remédio - principalmente para o coração.

Além desses cuidados no dia-a-dia, todas as pessoas - mesmo as que se sentem absolutamente saudáveis devem visitar o consultório médico com regularidade: uma vez por ano, por exemplo. Não se deve aguardar o aparecimento de problemas. Lembre-se: colesterol alto e hipertensão são assintomáticos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a medição do colesterol no sangue seja feita periodicamente, a partir dos 20 anos. Mas é bom lembrar que nem mesmo as crianças estão livres do problema.





Postado por: DE - SANTOS


Fonte: http://www.boasaude.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário