segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dengue tipo 4

                                                        Dengue tipo 4

A dengue tipo 4, que voltou a circular no Brasil após 30 anos, não é mais grave que os outros tipos já constados no País. É o que afirmou o Ministério da Saúde, a respeito da informação de que o ressurgimento do vírus representaria um risco maior para a população que as outras três variações mais comuns por aqui. O ministério alerta no entanto que, devido ao longo período em que o vírus da dengue 4 não ocorreu no País, a maior parte dos brasileiros não possui imunidade para este tipo da doença.
Isso porque ter um tipo de dengue não imuniza o paciente contra os outros tipos. “Quem teve dengue tipo 1 nunca mais será infectado pelo vírus Denv-1. Mas poderá contrair os outros três sorotipos”, explicam os técnicos da pasta.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a dengue tipo 4 circula há vários anos em países do Caribe e da América Latina, como a Venezuela, que faz fronteira com o Brasil. Por isso, dizem os técnicos, era esperado que, em algum momento, a doença pudesse reaparecer no território nacional.

Não há registro de epidemia de dengue 4, diz Saúde
“Provavelmente, o vírus tipo 4 será detectado em outros estados onde há transmissão da dengue, pois ele só circulou em um estado da região Norte, há três décadas”, afirma o ministério. Mas esclarece que, até o momento, não há registro de epidemias de dengue, em nenhum estado brasileiro, que esteja relacionada, exclusivamente, ao vírus Denv-4.

Precauções
É importante destacar que os sintomas de uma pessoa infectada por qualquer sorotipo da dengue são absolutamente os mesmos. Acontece que sucessivas infecções por qualquer um dos sorotipos aumentam a chance de a pessoa ter a forma grave da doença e, consequentemente, morrer.
Qualquer pessoa que tenha suspeita de dengue deve tomar bastante água e evitar remédios à base de ácido acetilsalicílico, como a Aspirina, o Bufferin ou Somalgin.
Os sintomas da doença podem variar, mas geralmente incluem dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e no fundo dos olhos, além de febre. O paciente deve dirigir-se imediatamente a um hospital ou posto de saúde.
Os mosquitos transmissores da dengue são chamados Aedes aegypti (aēdēs é uma palavra grega que significa “odioso” e ægypti vem do latim e quer dizer “do Egito”). Ao contrário de outros mosquitos, são ativos e picam durante o dia, principalmente na região dos tornozelos.

Fonte: Ministério da Saúde

Postado por Amanda Oliveira - Monitora Educacional  Projeto APE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário