14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.
Na ultima quinta feira, 14 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com o objetivo de reconhecer o papel importante dessas pessoas na vida de milhões de pacientes que recebem transfusão de sangue, a data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004 e é comemorada nos países do mundo inteiro.
Anualmente, cerca de 93 milhões de bolsas de sangue são coletadas em todo o planeta. Entretanto, apesar do número expressivo, a questão da doação de sangue ainda permanece crítica em diversos países, sobretudo nos de baixa e média renda.
Requisitos
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. No mais, quem já recebeu a vacina contra gripe pode fazer sua doação de sangue após 48 horas depois da vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.
Curiosidade
O catarinense Orestes Golanovski foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Maior doador de sangue do país, entrando em 2011 para o RankBrasil – Recordes Brasileiros. Até junho de 2006, ele já havia feito 187 doações. O recordista doou sangue até completar 65 anos, idade limite para a ação solidária.
Postado por Amanda Oliveira,Monitora Educacional Projeto APE
Nenhum comentário:
Postar um comentário