segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pela Saúde De Nossas Crianças

Existem hábitos que já estão enraizados em nossa cultura. Aliomentos industrializados, muiito gordurosos ou calóricos e TV/computador/jogos eletrônicos, formam um desastroso conjunto de elementos que favorecem o excesso de peso em crianças, assim como a Hipertensão e o Colesterol alto. Os pais tem grande dose de responsabilidade nisso. Até os dois anos a criança só come o que a mãe dá, portanto é fácil introduzir uma dieta a base de verduras, frutas, legumes e cereais, com pouco açúcar e sal. Também é preciso manter uma rotina com 6 refeições diárias com cardápio variado(mantendo a televisão desligada). Para completar, uma hora de atividade física por dia e passeios ao ar livre são bastante recomendáveis. Tudo isso ajuda a controlar o peso, melhora a socialização e minimiza o tempo passado em ambientes fechados, onde há mais agentes que podem causar alergias.
Não esquecendo que hábitos saudáveis=melhor qualidade de vida.



Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein
Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Doença e Caos

Além dos prejuízos que as enchentes podem causar, é preciso que todos fiquem atentos pois elas trazem riscos à saúde como a Leptospirose, cuja contaminação se dá através da urina do rato. Molhar pés, mãos ou qualquer parte do corpo em águas que estejam contaminadas é um grande risco. Muita gente não sabe que a bactéria também se deposita na lama que fica depois de passada a enchente.
Existem, também, outras doenças parasitárias com as quais as pessoas podem se contaminar. Por essa razão é importante tomar alguns cuidados como:
-Evitar o contato com a água e a lama das enchentes ou o esgoto. Impeça que as crianças nadem ou brinquem nesses locais que podem estar contaminados com a urina de roedores.
-Após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o local. Deve-se lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária, usando duas xícaras de chá do produto para cada 20 litros de água. Deixe agir por 15 minutos e só depois faça a limpeza.
-Pessoas que trabalham na limpeza da lama, entulho e esgoto, devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com a água contaminada.(pode-se usar também, sacos plásticos como proteção).
-Para evitar a presença de roedores, deve-se manter os alimetos guardados em recipientes bem fechados, resistentes e distantes do chão; manter a cozinha limpa e sem restos de alimentos; retirar as sobras de alimento ou ração de animais domésticos antes de anoitecer; evitar o acúmulo de entulho e objetos sem uso no quintal e dentro da cozinha; guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais altos até ococrrer a coleta.
-Os alimentos que estiveram em contato com as águas das enchentes não devem ser consumidos.
Fonte: Ministério da Saúde
Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VAMOS REDUZIR NOSSO LIXO?


O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...

Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;

Chiclete: 5 anos;

Madeira pintada: 13 anos;

Nylon: mais de 30 anos;

Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;

Borracha: tempo indeterminado;

Vidro: 1 milhão de anos.

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
O que pode ser feito:
A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor. Embalagens: ao comprar qualquer produto, não utilize várias embalagens (caixa + sacolinha + embrulho + sacolão + fitinha + etc). Não desperdice!
Eu já comecei a fazer minha parte, entre nesse desafio e vamos salvar o planeta!!!

Postado por: Ft. Jessica Rollo - Monitora APE

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

INSOLAÇÃO

A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência. Mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter insolação. A areia reflete o sol e, desse jeito, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, não pela exposição direta ao sol. Nesse caso, a pessoa não queima, mas assa. Os sintomas são idênticos aos da insolação. Na insolação ocorre também desidratação e o individuo apresenta queimaduras que no início se manifestam por pele vermelha e ardida e quando em estágios mais avançados e graves, leva a formação de bolhas na pele.Ao primeiro sinal de insolação, é aconselhado que a pessoa procure a sombra além de se hidratar de forma adequada. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal, é necessário procurar o atendimento médico.As pessoas devem evitar tomar sol entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão), e não devem fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário. É aconselhado também, tomar cerca de dois a três litros de água por dia, e usar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição do sol, repetindo a aplicação a cada duas horas.
Fonte: Copyright © 2005 Bibliomed, Inc
Postado por: Lucilene Pereira -Monitora APE.

Pensamento do Dia.......

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

10 DICAS PARA VIVER MELHOR

Em 2011 escolhe pelo menos uma dessas dicas, e melhore sua qualidade de vida. Só depende de você.
1. Perca Peso
2. Mantenha Contato Com Os Amigos
3. Para De Fumar
4. Diminua O Stress
5. Seja Um Voluntário
6. Volte A Estudar
7. Reduza O Consumo De Bebida Alcoólica
8. Durma Mais
9. Consuma Menos Gordura E Mais Vegetais
10. Viaje Mais


Fonte: Revista Viva Saúde
Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

VAMOS MULTIPLICAR....

No mês de Dezembro, as Monitoras APE realizaram uma capacitação em Educação Alimentar-Nutrição, voltada para os Educadores Universitários do eixo-saúde.
Através de palestra sobre Reaproveitamento Integral dos Alimentos, Valor Nutricional, Porção Nutricional e dinâmicas, fornecemos informações necessárias para que os Educadores possam desenvolver o tema com a comunidade do PEF, multiplicando conhecimento.


Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE