segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Doença e Caos

Além dos prejuízos que as enchentes podem causar, é preciso que todos fiquem atentos pois elas trazem riscos à saúde como a Leptospirose, cuja contaminação se dá através da urina do rato. Molhar pés, mãos ou qualquer parte do corpo em águas que estejam contaminadas é um grande risco. Muita gente não sabe que a bactéria também se deposita na lama que fica depois de passada a enchente.
Existem, também, outras doenças parasitárias com as quais as pessoas podem se contaminar. Por essa razão é importante tomar alguns cuidados como:
-Evitar o contato com a água e a lama das enchentes ou o esgoto. Impeça que as crianças nadem ou brinquem nesses locais que podem estar contaminados com a urina de roedores.
-Após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o local. Deve-se lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária, usando duas xícaras de chá do produto para cada 20 litros de água. Deixe agir por 15 minutos e só depois faça a limpeza.
-Pessoas que trabalham na limpeza da lama, entulho e esgoto, devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com a água contaminada.(pode-se usar também, sacos plásticos como proteção).
-Para evitar a presença de roedores, deve-se manter os alimetos guardados em recipientes bem fechados, resistentes e distantes do chão; manter a cozinha limpa e sem restos de alimentos; retirar as sobras de alimento ou ração de animais domésticos antes de anoitecer; evitar o acúmulo de entulho e objetos sem uso no quintal e dentro da cozinha; guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais altos até ococrrer a coleta.
-Os alimentos que estiveram em contato com as águas das enchentes não devem ser consumidos.
Fonte: Ministério da Saúde
Postado por: Cíntia Oliveira-Monitora APE

Nenhum comentário:

Postar um comentário