terça-feira, 30 de agosto de 2011

Campanha Anti - Tabagismo




Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o Brasil dá mais um passo na luta contra o tabagismo. Entre 2006 e 2010, a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Porém outras pesquisas entre adolescentes no Brasil, mostram que os principais fatores que favorecem o tabagismo entre os jovens são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de auto-afirmação. Noventa por cento dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, faixa em que o indivíduo ainda se encontra na fase de construção de sua personalidade. A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. Está comprovado que o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora). Porém, ao parar de fumar, o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.



Pensando nisso, no dia 28 de agosto abordamos o tema Tabagismo na Unidade Escolar Jardim Primavera II onde havia um público formado por adolescentes e adultos jovens, foi realizado através de um teatro, simulando alguns jovens em uma balada. Com esta apresentação tentamos sensibilizar os participantes quanto à vulnerabilidade em que estamos expostos e aproveitando o momento esclarecemos dúvidas.


Fonte: Ministério da Saúde


Postado por Monitora - APE Priscila de Almeida.







terça-feira, 23 de agosto de 2011

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa"



Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa.
Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.
"SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA.
"O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".


Postado por: Monitora APE - Lucilene Pereira.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Orientação Técnica sobre Drogas Lícitas e Ilícitas"




Infelizmente, o uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade que vem trazendo consequências desastrosas. Desestruturação familiar e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.

É necessário promover ações que valorizem a auto-estima dos estudantes, que mantenha-os ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minar espaços por onde as drogas podem entrar. Mostrar-lhes o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade, pela sociedade é mais do que dizer não às drogas, é erradicá-las.

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano.

Pensando nisso, o Projeto APE em parceria com o Educador Profissional Felippe Pedroso da escola Azevedo Júnior e o PCOP de Ciências Paulo Garcez, da Diretoria de Ensino de Santos,realizou nesta segunda-feira dia 15 de agosto uma orientação técnica sobre drogas, para os Educadores Profissionais do Programa Escola da Família, com o objetivo de que se tornem multiplicadores de informação e ação nos espaços de convivência do Programa Escola da Família.

Postado por Monitora APE - Lucilene Pereira.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

08 de Agosto Dia Nacional do Combate ao Colesterol

Diminua o colesterol no dia a dia!!!

Fala-se muito em colesterol, por isso acho importante esclarecer primeiro o que é colesterol. Os dois tipos principais de colesterol são o HDL e o LDL. Há também o VLDL, que não tem muita importância clínica.

O HDL é uma lipoproteína de alta densidade também conhecido como “bom colesterol”. O “bom colesterol (HDL) remove as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis.

O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade também chamado de “mau colesterol”. O “mau colesterol” (LDL) deposita gordura nos vasos sanguíneos estreitas e endurecidas (arteriosclerose).

A saúde dos vasos sanguíneos arteriais depende da relação de trabalho entre o HDL (bom colesterol) e o LDL (mau colesterol). Quer dizer que quanto mais alto for o HDL, melhor será a saúde dos vasos arteriais. Caso contrário, onde o LDL esteja alto, pior será a saúde dos vasos arteriais, podendo ocorrer arteriosclerose e até mesmo doenças cardiovasculares como o infarto do coração e o derrame cerebral.

Dicas para manter o “mal colesterol” controlado

Evite consumir gorduras em excesso, principalmente as saturadas (de origem animal) e as hidrogenadas (margarinas e produtos industrializados que contêm essa substância), e diminua a ingestão de carboidratos refinados (açúcares, bolos, doces, refrigerantes, massas e pães).

As gorduras saturadas são, na sua maioria, de origem animal, como a banha, carnes gordas e laticínios integrais (leite, iogurte, queijos e manteiga).

Eleve os níveis do “bom colesterol”

Faça exercícios físicos com regularidade e mantenha seu peso próximo do ideal. Para isso, é preciso realizar exercícios aeróbicos regulares, como caminhada, corrida, ciclismo ou natação, entre outros, de três a quatro vezes por semana. A duração do exercício e não a intensidade confere o maior benefício. Se você está acima do peso e em especial tem gordura abdominal, emagrecer também ajudará a elevar os níveis “bom colesterol”.

Largar o cigarro é fundamental. Quem para de fumar pode aumentar o HDL de 15% a 20%. Adote uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, óleo de oliva e peixes. A ingestão desses alimentos, assim como o consumo menor de carboidratos refinados, está fortemente ligada a altos níveis de HDL. Em casos específicos, o uso de medicamento pode ser necessário. Diversos medicamentos podem ajudar a elevar o HDL, mas somente o seu médico está apto a escolher o medicamento ideal a ser utilizado.

fonte: http://www.vidacomqualidade.com.br

Postado por Monitora APE - Lucilene Pereira.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saúde e Bem-Estar no Local de Trabalho.


Antes do início da reunião do Programa Escola da Família, que acontece todas as segundas-feiras na Diretoria de Ensino de Santos, foi realizada pela equipe do projeto APE uma ginástica laboral.
Realizada no local de trabalho, a ginástica laboral é uma prática dirigida e assistida de exercícios físicos diários de curta duração e dinâmicas de integração em seu ambiente profissional. O objetivo principal é alcançar o equilíbrio entre corpo e mente, relaxando a parte física e renovando o espírito e vontade de cada pessoa.
Segue abaixo algumas definições de atividades físicas que são aplicadas:
  • Aumento do ânimo, disposição e concentração para executar suas atividades diárias;
  • Correção de vícios posturais;
  • Estímulo a boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa;
  • Maior integração no ambiente de trabalho;
  • Melhora a flexibilidade e mobilidade articular;
  • Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo;
  • Estimula o trabalho em equipe;
  • Melhora na produtividade;
  • Preveni a fadiga muscular e lesões ocupacionais;
A Ginástica Laboral vem conquistando cada vez mais adeptos.

Postado por Monitora APE - Lucilene Pereira.