quinta-feira, 13 de outubro de 2011

11 de Outubro Dia Mundial de Combate à Obesidade



Há alguns anos o excesso de peso não é mais tratado como uma questão estética. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,9% das mulheres brasileiras com mais de 19 anos é obesa e 48% está na faixa do sobrepeso. A Organização Mundial de Saúde aponta que a doença já atinge um bilhão e meio de pessoas em todo mundo. Além de aumentar o risco de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e insuficiência cardíaca, a obesidade traz prejuízo social e quadros de depressão.

Próximo ao Dia Mundial de Combate à Obesidade, comemorado em 11 de outubro, o endocrinologista Leandro Diehl, professor da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, afirma que a expectativa de vida dos obesos é menor. “A obesidade aumenta significativamente o risco de várias doenças graves, inclusive o risco de mortalidade. Estima-se que um indivíduo com obesidade grave (com Índice de Massa Corporal acima de 40) tenha expectativa de vida cerca de doze anos menor em relação a pessoas com IMC normal (até 24,9)”.

Mulheres obesas podem desenvolver ovários policísticos
Leandro Diehl também explica que as mulheres ainda podem desenvolver síndrome dos ovários policísticos e são mais propensas a apresentar osteoartrose dos quadris e joelhos (doença que causa perda progressiva da cartilagem articular), além de insuficiência venosa e varizes nos membros inferiores.

De acordo com o endocrinologista Ricardo Meirelles, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e diretor do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, no Rio de Janeiro (IEDE), o tratamento para a obesidade pode ou não exigir a prescrição de medicamentos. “O tratamento com medicação, como a sibutramina, não é indicado para todos. É preciso conhecer o histórico do paciente, se existem doenças preexistentes. E é bom lembrar que pessoas que precisam perder quatro ou cinco quilos podem conseguir resultado satisfatório com dieta e exercícios físicos”, diz o médico.

A cirurgia bariátrica, ou redução do estômago, é indicada para pessoas com IMC acima de 40 ou aquelas que tem IMC entre 35 e 40, mas já apresentam complicações graves. “É importante observar que mais de 80% dos pacientes operados consegue manter a perda de peso a longo prazo. Mas a cirurgia não é um milagre. Após a cirurgia ainda é preciso seguir uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regulares ”, explica o endocrinologista Leandro Diehl. O médico lembra que a cirurgia é contraindicada para pacientes com doenças psiquiátricas graves, como alcoolismo e psicose, além da obesidade por causas endócrinas ou genéticas.




Postado por: D.E Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário