segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.
Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Mais de um bilhão de pessoas, ou aproximadamente 15% da população mundial, vivem com algum tipo de deficiência.
Pessoas com deficiência, “a maior minoria do mundo”, enfrentam barreiras com frequência para participarem de todos os aspectos da sociedade. As barreiras podem apresentar-se sob uma variedade de formas, incluindo aquelas relacionadas ao ambiente físico ou às tecnologias da informação e comunicação (TICs) ou àquelas resultantes de legislação e políticas ou das atitudes da sociedade ou de discriminação. O resultado disso é que as pessoas com deficiência não têm igual acesso à sociedade ou aos serviços, por exemplo, em  educação, emprego, cuidados de saúde, transporte, participação política ou justiça. 
Evidências e experiências mostram que, quando as barreiras à inclusão são removidas e as pessoas com deficiência são empoderadas para participar plenamente na vida da sociedade, toda a comunidade se beneficia. As barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência são, portanto, um prejuízo para a sociedade como um todo e a acessibilidade é necessária para se alcançar progresso e desenvolvimento para todos.

PROJETO BORBOLETA AZUL – UMA PARCERIA ENTRE A APAE DE SÃO PAULO E OUTWARD BOUND BRASIL


Com a intenção de ingressar cada vez mais no mercado de trabalho jovens com deficiência intelectual vem sendo preparados em cursos de capacitação profissional. No entanto, embora as habilidades técnicas estejam sendo bem desenvolvidas, habilidades interpessoais como relação com o outro, cooperação, pro atividade, responsabilidade entre outras, ainda precisam ganhar um foco importante para o melhor desempenho deste jovem.

Dentro deste contexto, tem-se a necessidade de criar oportunidades para o desenvolvimento destas habilidades interpessoais e preparar melhor o jovem com deficiência intelectual para que seja mais autoconfiante e mais preparado para uma vida com mais autonomia.

O Projeto Borboleta Azul, uma parceria entre a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SÃO PAULO (APAE) e a OUTWARD BOUND BRASIL (OBB) visa promover uma experiência única na natureza que traga novas habilidades interpessoais, desenvolva a autonomia e melhore a auto-estima de um grupo de jovens com deficiência intelectual. “Sair do casulo, transformar, ganhar forças para voar, confiança, bater asas, ir para o desconhecido e compartilhar o vôo”. Estes são alguns dos objetivos do Projeto Borboleta Azul.

O Projeto Borboleta Azul irá proporcional aos jovens da APAE de São Paulo um curso utilizando a metodologia e os profissionais da OUTWARD BOUND BRASIL, desenvolvendo-os através de aventuras desafiadoras em ambientes naturais não familiares, para que descubram seu próprio potencial.

O curso terá o formato de uma expedição com 3 dias de duração na região do Horto Florestal em Campos do Jordão com jogos, dinâmicas, caminhadas, acampamento, técnicas verticais entre outras atividades ao ar livre onde além das habilidades técnicas que envolvem uma expedição ( cozinha ao ar livre, montagem de barracas, técnicas de caminhada entre outros) estes jovens terão a possibilidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação, responsabilidade, confiança e comprometimento. Em síntese, habilidades que serão importantes ganhos para seu ingresso no mercado de trabalho e para uma vida com mais autonomia.

“Que nos seja dado o direito de sonhar. Que possamos experimentar o sabor do vento no rosto e das águas gélidas do riacho. Que possamos: sentir o cheiro das mais delicadas flores, pisar no barro, subir montanhas e descobrir um pouco mais de quem realmente somos. Que possamos viver o que nem sonhamos, dizer o que nem pensamos e espirrar gargalhadas de alegria por termos vivido muito mais do que imaginamos”

Projeto Borboleta Azul – Outward Bound e APAE SP



Postado por Amanda Oliveira - Monitora Projeto APE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário