segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Preservação do Patrimônio




























Patrimônio é a soma dos bens de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É de extrema relevância que a comunidade conheça valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.
A principal razão é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material e espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania. A preservação garante a continuidade das manifestações culturais.
A comunidade é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais. Não se pode pensar em proteção de bens culturais, senão no interesse da própria comunidade, à qual compete decidir sobre sua destinação no exercício pleno de sua autonomia e cidadania. Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo através de inventários e pesquisas realizadas pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. O passo seguinte é a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal para a educação e informação das comunidades, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação. A atuação do poder público deve ser exercida em caráter excepcional, quando faltarem recursos técnicos ou materiais ou organizações coletivas capazes de assumir as ações de preservação necessárias. São diversas as formas de proteção do patrimônio cultural, desde o inventário e cadastro até o tombamento, passando pelo estabelecimento de normas urbanísticas adequadas, consolidadas nos planos diretores e leis municipais de uso do solo e, até, por uma política tributária incentivadora da preservação da memória.

Diante disto, nós Monitoras Educacionais do Projeto APE aproveitamos o evento de Natal que ocorreu na unidade escolar Zenon Cleantes no dia 10 de dezembro de 2011 e desenvolvemos o tema Preservação do Patrimônio na qual foi realizado um balcão de dúvidas onde explanamos sobre a importância de preservar o patrimônio escolar assim como a comunidade, para melhorar suas condições de vida. Adquirindo hábitos como jogar lixo no lixo, organizar as carteiras na sala, limpar a lousa, manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas, preservar os trabalhos expostos pelos colegas. Ao término disponibilizamos revistas para colorir a todo público presente.

Fonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais

Postado por: D.E Santos










































Nenhum comentário:

Postar um comentário