quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dia da Confraternização Mundial 1º de Janeiro



O dia 1º de janeiro é um dia que a maior parte do mundo está comemorando a chegada de um Ano Novo. Este é um dia em que devemos nos conscientizar e lutar pela harmonia e pela vida do nosso planeta. Devemos pensar que tudo o que passamos no ano que acabou foi uma fonte de aprendizado, e tentar fazer com que tudo seja melhor, respeitando mais as pessoas e o nosso planeta. Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos hábitos de consumo é a melhor (e talvez a única) maneira de mudar o mundo. Economize água, luz, recicle seu lixo, faça sua parte e ajude a construir um futuro melhor para todos.



As Monitoras Educacionais do Projeto APE da DE Santos deseja a todos: muita paz, alegria, amor e saúde.


E que no ano novo você consiga transformar tudo que está dentro e fora de você.



Fonte: mudeomundo.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Preservação do Patrimônio




























Patrimônio é a soma dos bens de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É de extrema relevância que a comunidade conheça valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.
A principal razão é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material e espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania. A preservação garante a continuidade das manifestações culturais.
A comunidade é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais. Não se pode pensar em proteção de bens culturais, senão no interesse da própria comunidade, à qual compete decidir sobre sua destinação no exercício pleno de sua autonomia e cidadania. Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo através de inventários e pesquisas realizadas pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. O passo seguinte é a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal para a educação e informação das comunidades, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação. A atuação do poder público deve ser exercida em caráter excepcional, quando faltarem recursos técnicos ou materiais ou organizações coletivas capazes de assumir as ações de preservação necessárias. São diversas as formas de proteção do patrimônio cultural, desde o inventário e cadastro até o tombamento, passando pelo estabelecimento de normas urbanísticas adequadas, consolidadas nos planos diretores e leis municipais de uso do solo e, até, por uma política tributária incentivadora da preservação da memória.

Diante disto, nós Monitoras Educacionais do Projeto APE aproveitamos o evento de Natal que ocorreu na unidade escolar Zenon Cleantes no dia 10 de dezembro de 2011 e desenvolvemos o tema Preservação do Patrimônio na qual foi realizado um balcão de dúvidas onde explanamos sobre a importância de preservar o patrimônio escolar assim como a comunidade, para melhorar suas condições de vida. Adquirindo hábitos como jogar lixo no lixo, organizar as carteiras na sala, limpar a lousa, manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas, preservar os trabalhos expostos pelos colegas. Ao término disponibilizamos revistas para colorir a todo público presente.

Fonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais

Postado por: D.E Santos










































sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Projeto "Alimente-se Bem"



Leves, saudáveis e pouco calóricas, as frutas estão entre os alimentos que mais ajudam na perda de peso e na prevenção contra doenças. Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, elas são extremamente importantes porque mantêm ativo o metabolismo e ajudam a controlar a fome, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, as frutas também melhoram o funcionamento do intestino e eliminam toxinas. Mas, para obter os benefícios das frutas, é preciso ingerir de três a cinco porções por dia.
Pensando nisso, o Programa Escola da Família organizou um evento de encerramento do ano onde reuniu todas as escolas do município do Guarujá e Bertioga. Para tal, desenvolvemos um projeto “Alimente-se bem” que foi aprovado pela coordenação do APE. Contudo, foi realizada pela Monitora Educacional uma orientação dirigida a públicos de diferentes faixas etárias, foram confeccionados cartazes com mensagens de alimentação saudável, disponibilizou-se uma mesa de café da manhã na qual servimos melancias, maçãs e alimentos reaproveitados como: patê de talos de couve e brócolis e suco de couve com limão. Após o almoço servimos a todos os participantes uma deliciosa salada de frutas, lembrando na orientação sobre a importância do consumo de no mínimo três porções diariamente. Estiveram presentes neste evento aproximadamente 400 pessoas.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1º de Dezembro Dia Mundial de Luta Contra o HIV























A Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), foi quem instituiu a data de 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids em 1987,ainda como forma de alerta. No Brasil, um ano depois, o Ministério da Saúde oficializou a data, que passou a ser um símbolo mundial no combate a doença.
O dia escolhido foi estabelecido para lembrarmos da existência do vírus HIV e da doença Aids, como forma de conscientizar a população mundial. Apesar da data ser fixa, o tema adotado pelas instituições responsáveis mudam a cada ano, afim de relembrar o combate a doença, despertando nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção e aumentando a compreensão; reforçando a tolerância, compaixão e também uma forma de informar que não existe grupo de risco, mas sim ações que geram risco a saúde de todos.


Dada a relevância do assunto nós Monitoras Educacionais do Projeto APE realizamos ações no dia 25 de novembro na unidade Dona Luiza Macuco, palestra dirigida á públicos de diferentes faixas etárias. O objetivo desta ação foi alertar os adolescentes e adultos presentes quanto à importância do uso do preservativo e sensibilizá-los quanto ao combate do preconceito aos portadores. No dia 26 de novembro realizamos orientação sobre HIV/AIDS na U.E Eduardo Gomes Marechal do Ar, aos idosos presentes no evento. No dia 27 orientamos os Educadores universitários e os parceiros que participaram da Festa de encerramento da escola quanto ao Dia Mundial do Combate ao HIV/AIDS, para tal disponibilizamos laços que simbolizam o movimento e folders. Dando seqüência as ações, realizamos um grande movimento de combate ao HIV na Diretoria de Ensino Regional de Santos, distribuímos laços que simbolizam o movimento e folders a todos na entrada.



Postado por: DE Santos

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"PROJETO SE TOQUE"


Nesta Segunda a D.E de Santos teve o prazer de receber a visita do Instituto Se Toque, representado pelo Dr. Blanco, que realizou uma palestra sobre o câncer de mama, aproveitando o momento também para orientar sobre os outros tipos de cânceres. Estiveram presentes os Educadores Profissionais, Universitários, Monitoras Educacionais do Projeto APE (DE santos e DE São Vicente), Gestores, Diretores, Supervisor do PEF e PCOP. Representando a Coordenação APE, Marluce Camarinho, Avani Moussallen e Ana Zafolon (Supervisora do Ape responsável pela D.E. Santos).
A D.E. Santos gostaria de agradecer a presença de todos e especialmente ao Dr. Blanco pela maravilhosa palestra.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

14 de novembro Dia Mundial do Diabetes


Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), o foco da campanha global, pelo terceiro ano seguido, é orientar a população para prevenir a doença, que mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo - conforme estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). O desconhecimento sobre o que é a doença, os sintomas e o tratamento tem sido um dos obstáculos para conter essa epidemia global. A própria federação internacional estima que metade das pessoas não sabe que tem diabetes.

Apesar de muitos brasileiros terem um parente ou amigo com a doença, parte deles não sabe como evitá-la. "Muitos têm contato, mas não conseguem ajudar a pessoa próxima com a doença. E ficam incapazes de prevenir nelas mesmas", alerta o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter Minicucci.

A diabetes tipo 2, que atinge mais pessoas, ocorre quando há aumento da taxa de açúcar (glicose) no sangue. Os sinais mais comuns são a sede excessiva, a perda de peso, a fome exagerada, a vontade de urinar muitas vezes, a difícil cicatrização de feridas, a visão embaçada, o cansaço e infecções frequentes. Alguns dos fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo e o histórico familiar com casos da doença.

A prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada ajudam a evitar a diabetes tipo 2, que não tem cura.

Quando a diabetes não é tratada, aumenta o risco de o paciente ter um ataque cardíaco, ficar cego ou sofrer amputação de uma perna.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabestes
Postado por: DER Santos

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Doação de Sangue



REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE.
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
  • Gripe: aguardar 7 dias.
  • Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar 3 anos. 

Impedimentos definitivos
  • Hepatite após os 10 anos de idade.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.
Respeitar os intervalos para doação
  • Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
  • Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.

Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

Postado por D.E Santos
Fonte:http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao-de-sangue/requisitos-basicos-para-doacao-de-sangue.htm

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fadiga

O cansaço sem fim muitas vezes não é provocado por excesso de trabalho ou estresse nas alturas. Em certos casos, ele pode ser sinal de alguma pane no organismo.

Ela parece uma companheira chata que insiste em não se ausentar. Durante o dia, à noite, no trabalho e até mesmo logo após acordar, marca presença e teima em sugar as nossas energias. Estamos falando da fadiga, aquele cansaço interminável e persistente que dá a sensação de que qualquer atividade cotidiana exige um esforço sobre- humano para ser realizada.

O problema pode ser, sem dúvida, um reflexo da vida moderna. Afinal, passar horas no trânsito todos os dias, trabalhar demais e viver naquele estresse constante acaba levando ao esgotamento do corpo e da mente. Porém, existem outros casos em que a fadiga pode ser consequência de uma noite maldormida ou, mais grave ainda, sintoma de uma doença. "Muitas vezes, os pacientes se queixam de falta de energia. Mas trata-se de uma expressão muito vaga, capaz de indicar desde sonolência até depressão", analisa o neurologista Israel Roitman, especialista em medicina do sono do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

O fato é que a canseira exacerbada tem origem de fato no cérebro. Ele envia a todo o momento impulsos elétricos para o corpo, e esses impulsos, ao chegarem aos músculos, sofrem reações químicas, resultando em energia mecânica — ou seja, nos movimentos. "A fadiga é fruto de um desequilíbrio, ou seja, quando não há harmonia entre esses estímulos", afirma Cláudio Pavanelli, fisiologista do Flamengo, no Rio de Janeiro.

A síndrome da fadiga crônica Quando o cansaço persiste por meses a fio e não tem causa definida, ele pode ganhar essa alcunha. Apesar de não ter sido completamente desvendada, os pesquisadores acreditam que a síndrome da fadiga crônica decorre de infecções e doenças autoimunes. Para contorná-la, exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis são essenciais.

Por que a pilha fica fraca?

1.Diabete
Como a principal marca da doença é a dificuldade de o açúcar entrar nas células, seja pela falta de produção de insulina, seja pela incapacidade desse hormônio de trabalhar, a glicose no sangue se eleva. "e a glicemia alta faz o indivíduo urinar mais, emagrecer e perder massa magra. Por isso, é comum diabéticos terem cansaço muscular", afirma Maria Ângela Zaccarelli, euroendocrinologista do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

2. Anemia
a escassez de ferro não tem como sinal único a pele pálida. a fadiga é uma de suas características predominantes. "a anemia pode causar cansaço, sono, desânimo, queda de cabelos e até mesmo falta de ar", afirma a nutricionista Roseli Ueno, da Universidade de São Paulo. Nas mulheres, é um fenômeno mais recorrente durante a menstruação, quando a perda de sangue aumenta o déficit de ferro no organismo.

3. Apneia
o popular ronco destrói a qualidade do sono do indivíduo. ele é duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres e, por se distinguir pela interrupção da passagem do ar pela garganta, provoca o ruído e despertares breves durante a noite. essa insconstância durante o repouso noturno pode ter como consequência uma leseira sem hora para acabar no dia seguinte.

4. Depressão

vigor abaixo de zero é um traço de quem padece desse problema. Apesar de ser uma doença de origem psíquica, a depressão mina a disposição física. "Nela, ocorre um processo inflamatório dentro dos neurônios que atrapalha seu funcionamento. e isso acaba gerando o cansaço", afirma o psiquiatra teng Chei tung, do instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

5. Fibromialgia

essa síndrome aflora a sensibilidade para a dor. estima-se que apenas um homem a cada oito mulheres apresenta a doença, que tem raiz genética, podendo passar de mãe para filha. as dores constantes levam à debilitação. "a pessoa pode ter o sono perturbado e levantar fatigada, sem falar que a própria dor já gera indisposição", explica o reumatologista Roberto Heymann, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

6. Doença cardíaca
Piripaques no peito também estão na lista dos motivos por trás de uma letargia. Arritmia e entupimento de artérias são alguns dos precursores da canseira exacerbada. "o coração problemático não bombeia direito o sangue para todos os órgãos. Com isso, eles tendem a entrar em falência", avisa Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do Hospital do Coração de São Paulo. Sinal do perigo: uma baita fadiga

7. Distúrbios da tireoide

os hormônios tireoidianos são vitais para manter o metabolismo aceso. Uma característica comum entre o hipertireoidismo, quando a tireoide trabalha demais, e o hipotireoidismo, situação em que a glândula fica lenta, é a apatia total. "o coração bate muito rápido e o indivíduo se queixa de cansaço extremo", afirma Maria Ângela Zaccarelli.

8. Infecções.
além da febre, outro sinal que deve ser notado nesses casos é a diminuição, por assim dizer, da vitalidade. Seja naquela gripe passageira, seja em um quadro mais severo, como a hepatite, a pessoa fica enfraquecida, em maior ou menor grau. "é que o organismo concentra suas forças na luta contra o agente infeccioso", justifica o infectologista Plínio trabasso, da Universidade estadual de Campinas, no interior paulista. daí o esgotamento do indivíduo.

6 táticas para recarregar as baterias.
Hábitos e atitudes que energizam o dia a dia.

1.Checkups
Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. ele poderá pedir exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, caso do eletrocardiograma e do teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição.

2. Hidratação
Para quem não quer se cansar, um conselho: manter o corpo abastecido de líquidos pode ser uma tática de sucesso. "Se a pessoa não se hidratar, as células vão extrair a água da circulação. o sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada", explica o fisiologista Cláudio Pavanelli.

3. Alimentar-se regularmente

Fazer refeições a cada três horas é outro segredo para afastar a fadiga ao evitar a queda brusca das taxas de açúcar no sangue. "a maioria dos indivíduos que reclamam de falta de energia não come direito", ressalta Roseli Ueno. Proteínas, carboidratos, fibras e gorduras como o ômega-3 devem estar no cardápio.

4. Exercícios físicos

exercitar o corpo melhora a captação, o transporte e a utilização do oxigênio em nosso organismo. Coração, pulmão e músculos conseguem converter mais desse gás em energia. Por isso, deixar a preguiça de lado e mexer o corpo é um excelente começo para driblar o cansaço constante.

5. Dormir bem
Pregar os olhos por pelo menos oito horas é sinônimo de disposição. o neurologista israel Roitman dá a receita do bom sono: evitar álcool, bebidas cafeinadas e refeições pesadas; ir para a cama sempre no mesmo horário; por fim, nada de ver tv, usar o computador e se exercitar até três horas antes de dormir.

6. Atividades prazerosas
atenuar o estresse é fundamental para fugir da indisposição. e nada melhor do que fazer aquilo de que se gosta para chacoalhar a rotina. "as atividades prazerosas são estimulantes para o cérebro e para o corpo. enfim, evitam que a gente enferruje", afirma o psiquiatra teng Chei tung.

Postado por: D.E Santos

http://saude.abril.com.br//edicoes/0340/medicina/motivos-medicos-fadiga-637065.shtml

terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 de Outubro Dia Nacional da Saúde Bucal


Bruxismo

Habito de aperta e ranger os dentes, o bruxismo é comum em cerca de 15% das pessoas. Causada principalmente por motivos emocionais, a disfunção pode provocar dores de cabeça, desgastes dos dentes e outros distúrbios da articulação mandibular.


O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como Saber Se Tenho Bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.


Como o Bruxismo é Tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restauração, coroas ou ortodontia.

Fonte: www.colgate.com.br
Postado por: DE Santos


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR

HOMENAGEM AO PROFESSOR

As bolas de papel na cabeça, Os inúmeros diários para se corrigir, As críticas, as noites mal dormidas... Tudo isso não foi o suficiente Para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação Tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, Quando em seu dia-a-dia Tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você Consegue olhar os olhos de todos os outros E fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, Dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida O teu coração a cada dia, Dando-te tanto prazer em ensinar. Homenagens, frases poéticas, Certamente farão parte do seu dia a dia, E quero de forma especial, relembrar A pessoa maravilhosa que você é E a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem Hoje e sempre, por aquilo que você é E por aquilo que você faz. Felicidades!!!

Postado por D. E. Santos

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

11 de Outubro Dia Mundial de Combate à Obesidade



Há alguns anos o excesso de peso não é mais tratado como uma questão estética. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,9% das mulheres brasileiras com mais de 19 anos é obesa e 48% está na faixa do sobrepeso. A Organização Mundial de Saúde aponta que a doença já atinge um bilhão e meio de pessoas em todo mundo. Além de aumentar o risco de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e insuficiência cardíaca, a obesidade traz prejuízo social e quadros de depressão.

Próximo ao Dia Mundial de Combate à Obesidade, comemorado em 11 de outubro, o endocrinologista Leandro Diehl, professor da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, afirma que a expectativa de vida dos obesos é menor. “A obesidade aumenta significativamente o risco de várias doenças graves, inclusive o risco de mortalidade. Estima-se que um indivíduo com obesidade grave (com Índice de Massa Corporal acima de 40) tenha expectativa de vida cerca de doze anos menor em relação a pessoas com IMC normal (até 24,9)”.

Mulheres obesas podem desenvolver ovários policísticos
Leandro Diehl também explica que as mulheres ainda podem desenvolver síndrome dos ovários policísticos e são mais propensas a apresentar osteoartrose dos quadris e joelhos (doença que causa perda progressiva da cartilagem articular), além de insuficiência venosa e varizes nos membros inferiores.

De acordo com o endocrinologista Ricardo Meirelles, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e diretor do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, no Rio de Janeiro (IEDE), o tratamento para a obesidade pode ou não exigir a prescrição de medicamentos. “O tratamento com medicação, como a sibutramina, não é indicado para todos. É preciso conhecer o histórico do paciente, se existem doenças preexistentes. E é bom lembrar que pessoas que precisam perder quatro ou cinco quilos podem conseguir resultado satisfatório com dieta e exercícios físicos”, diz o médico.

A cirurgia bariátrica, ou redução do estômago, é indicada para pessoas com IMC acima de 40 ou aquelas que tem IMC entre 35 e 40, mas já apresentam complicações graves. “É importante observar que mais de 80% dos pacientes operados consegue manter a perda de peso a longo prazo. Mas a cirurgia não é um milagre. Após a cirurgia ainda é preciso seguir uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regulares ”, explica o endocrinologista Leandro Diehl. O médico lembra que a cirurgia é contraindicada para pacientes com doenças psiquiátricas graves, como alcoolismo e psicose, além da obesidade por causas endócrinas ou genéticas.




Postado por: D.E Santos

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

" Orientação Técnica Barra Bonita"


Nos dias 28, 29 e 30 de Setembro estivemos em Barra Bonita para uma Orientação Técnica cujo tema era, "Ações Redutoras de Vulnerabilidade Álcool e Tabaco".
O tema é muito pertinente a realidade de nossa região. A O.T. veio para fortalecer nosso conceito e para nos ajudar a implementar novas formas de trabalho.

Segue abaixo um trecho do texto utilizado na O.T. do autor Charles Chaplin:

" O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim".

Agradecemos a coordenação do Projeto APE, nossa supervisora Ana e todos que contribuirão, para que esta Capacitação fosse excelente e de grande relevância ao nosso trabalho.

Postado por DE Santos

terça-feira, 27 de setembro de 2011

"DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS"


Uma das mais importantes iniciativas globais de conscientização sobre a preservação ambiental é o Dia Mundial de Limpeza de Praias. Organizada há 25 anos pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, a ação acontece, anualmente, sempre no terceiro sábado de setembro, envolvendo cerca de 500 mil voluntários em mais de 120 países.
Este evento vem tendo uma participação crescente de pessoas que vão às praias, rios, lagos, mangues e canais, coletar e catalogar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de navios ou rios. Os dados obtidos são enviados a Ocean Conservancy, que os envia a ONU para que ela conheça a situação atual dos rios e praias do mundo.


Diante disso, nós Monitoras do APE DE Santos, participamos do evento na Unidade Escolar Nossa Senhora dos Navegantes. No qual realizamos juntos aos Educadores Universitários, Educador Profissional e comunidade um mutirão de limpeza das praias locais. Foi disponibilizado a todos que participarão do mutirão luvas, sacos de lixo, copinho de água, maçãs, ficha para catologar os intens recolhidos e camisetas.





Postado por DE Santos

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"DIA DA ÁRVORE"



No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Para comemorar o Dia da Árvore, nós do Projeto APE,em parceria com a escola Walter Scheppis, realizamos um passeio entorno da Unidade Escolar, com a intenção de sensibilizar a todos sobre a necessidade de se preservar o Meio Ambiente. Contamos com a participação da banda da escola, Educadores Universitários, Gestor, Educador Profissional e voluntários.
Já de volta a escola, disponibilizamos algumas mudas para a comunidade.


Postado por - D.E. Santos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO"

No dia 30, comemora-se o Dia Mundial do Coração. O objetivo é alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse importante órgão e, principalmente, ensinar a preveni-las.
As patologias relacionadas ao coração demoram a serem detectadas e muitas vezes não apresentam sintomas. Por tanto é necessário que se crie hábitos saudáveis desde a infância, evitando alimentos gordurosos, tabaco, mantendo o controle da pressão arterial, estresse, obesidade, realizando atividade física preventiva entre outros.

Quem fuma, tem colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes; é obeso ou sedentário; ou ainda têm pais e/ou irmãos com problemas cardiovasculares deve ter atenção redobrada. Nesse grupo estão as pessoas que têm maior tendência a sofrer do coração. O velho ditado é ainda o mais apropriado: prevenir é o melhor remédio - principalmente para o coração.

Além desses cuidados no dia-a-dia, todas as pessoas - mesmo as que se sentem absolutamente saudáveis devem visitar o consultório médico com regularidade: uma vez por ano, por exemplo. Não se deve aguardar o aparecimento de problemas. Lembre-se: colesterol alto e hipertensão são assintomáticos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a medição do colesterol no sangue seja feita periodicamente, a partir dos 20 anos. Mas é bom lembrar que nem mesmo as crianças estão livres do problema.





Postado por: DE - SANTOS


Fonte: http://www.boasaude.uol.com.br/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

21 DE SETEMBRO "DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES"

Dando o melhor!
Muitas coisas se falam a respeito de Beethoven. O fato de ter composto extraordinárias sinfonias, mesmo após a total surdez, é sempre recordado.
Exatamente por causa de sua surdez, ele era pouco sociável. Enquanto pôde, escondeu o fato de sua audição estar comprometida. Evitava as pessoas, porque a conversa se lhe tornara uma prática difícil e humilhante. Era o atestado público da sua deficiência auditiva.
Certo dia, um amigo de Beethoven foi surpreendido pela morte súbita de seu filho. Assim que soube, o músico correu para a casa dele, pleno de sofrimento.
Beethoven não tinha palavras de conforto para oferecer. Não sabia o que dizer. Percebeu, contudo, que num canto da sala havia um piano. Durante 30 minutos, ele extravasou suas emoções da maneira mais eloquente que podia. Tocou piano. Ao contato dos seus dedos, as teclas acionadas emitiram lamentos e melodiosa harmonia de consolo.
Assim que terminou, ele foi embora. Mais tarde, o amigo comentou que nenhuma outra visita havia sido tão significativa quanto aquela.
Por vezes, nós também, surpreendidos por notícias muito tristes ou chocantes, não encontramos palavras para expressar conforto ou consolação. Chegamos ao ponto de não comparecer ao enterro de um amigo, por sentir “não ter jeito” para dizer algo para a viúva ou os filhos órfãos.
Não vamos ao hospital, visitar um enfermo do nosso círculo de relações, porque nos sentimos inibidos. Como chegar? O que levar? O que dizer?

Aprendamos com o gesto do imortal Beethoven. Na ausência de palavras, permitamos que falem os nossos sentimentos.


“Não existe verdadeira inteligência sem bondade”. - Ludwig van Beethoven



Postado por: DE- SANTOS


Fonte:www.meusonhonaotemfim.org.br

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Campanha Anti - Tabagismo




Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o Brasil dá mais um passo na luta contra o tabagismo. Entre 2006 e 2010, a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Porém outras pesquisas entre adolescentes no Brasil, mostram que os principais fatores que favorecem o tabagismo entre os jovens são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de auto-afirmação. Noventa por cento dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, faixa em que o indivíduo ainda se encontra na fase de construção de sua personalidade. A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. Está comprovado que o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora). Porém, ao parar de fumar, o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.



Pensando nisso, no dia 28 de agosto abordamos o tema Tabagismo na Unidade Escolar Jardim Primavera II onde havia um público formado por adolescentes e adultos jovens, foi realizado através de um teatro, simulando alguns jovens em uma balada. Com esta apresentação tentamos sensibilizar os participantes quanto à vulnerabilidade em que estamos expostos e aproveitando o momento esclarecemos dúvidas.


Fonte: Ministério da Saúde


Postado por Monitora - APE Priscila de Almeida.







terça-feira, 23 de agosto de 2011

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa"



Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa.
Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.
"SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA.
"O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".


Postado por: Monitora APE - Lucilene Pereira.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Orientação Técnica sobre Drogas Lícitas e Ilícitas"




Infelizmente, o uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade que vem trazendo consequências desastrosas. Desestruturação familiar e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.

É necessário promover ações que valorizem a auto-estima dos estudantes, que mantenha-os ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minar espaços por onde as drogas podem entrar. Mostrar-lhes o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade, pela sociedade é mais do que dizer não às drogas, é erradicá-las.

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano.

Pensando nisso, o Projeto APE em parceria com o Educador Profissional Felippe Pedroso da escola Azevedo Júnior e o PCOP de Ciências Paulo Garcez, da Diretoria de Ensino de Santos,realizou nesta segunda-feira dia 15 de agosto uma orientação técnica sobre drogas, para os Educadores Profissionais do Programa Escola da Família, com o objetivo de que se tornem multiplicadores de informação e ação nos espaços de convivência do Programa Escola da Família.

Postado por Monitora APE - Lucilene Pereira.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

08 de Agosto Dia Nacional do Combate ao Colesterol

Diminua o colesterol no dia a dia!!!

Fala-se muito em colesterol, por isso acho importante esclarecer primeiro o que é colesterol. Os dois tipos principais de colesterol são o HDL e o LDL. Há também o VLDL, que não tem muita importância clínica.

O HDL é uma lipoproteína de alta densidade também conhecido como “bom colesterol”. O “bom colesterol (HDL) remove as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis.

O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade também chamado de “mau colesterol”. O “mau colesterol” (LDL) deposita gordura nos vasos sanguíneos estreitas e endurecidas (arteriosclerose).

A saúde dos vasos sanguíneos arteriais depende da relação de trabalho entre o HDL (bom colesterol) e o LDL (mau colesterol). Quer dizer que quanto mais alto for o HDL, melhor será a saúde dos vasos arteriais. Caso contrário, onde o LDL esteja alto, pior será a saúde dos vasos arteriais, podendo ocorrer arteriosclerose e até mesmo doenças cardiovasculares como o infarto do coração e o derrame cerebral.

Dicas para manter o “mal colesterol” controlado

Evite consumir gorduras em excesso, principalmente as saturadas (de origem animal) e as hidrogenadas (margarinas e produtos industrializados que contêm essa substância), e diminua a ingestão de carboidratos refinados (açúcares, bolos, doces, refrigerantes, massas e pães).

As gorduras saturadas são, na sua maioria, de origem animal, como a banha, carnes gordas e laticínios integrais (leite, iogurte, queijos e manteiga).

Eleve os níveis do “bom colesterol”

Faça exercícios físicos com regularidade e mantenha seu peso próximo do ideal. Para isso, é preciso realizar exercícios aeróbicos regulares, como caminhada, corrida, ciclismo ou natação, entre outros, de três a quatro vezes por semana. A duração do exercício e não a intensidade confere o maior benefício. Se você está acima do peso e em especial tem gordura abdominal, emagrecer também ajudará a elevar os níveis “bom colesterol”.

Largar o cigarro é fundamental. Quem para de fumar pode aumentar o HDL de 15% a 20%. Adote uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, óleo de oliva e peixes. A ingestão desses alimentos, assim como o consumo menor de carboidratos refinados, está fortemente ligada a altos níveis de HDL. Em casos específicos, o uso de medicamento pode ser necessário. Diversos medicamentos podem ajudar a elevar o HDL, mas somente o seu médico está apto a escolher o medicamento ideal a ser utilizado.

fonte: http://www.vidacomqualidade.com.br

Postado por Monitora APE - Lucilene Pereira.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saúde e Bem-Estar no Local de Trabalho.


Antes do início da reunião do Programa Escola da Família, que acontece todas as segundas-feiras na Diretoria de Ensino de Santos, foi realizada pela equipe do projeto APE uma ginástica laboral.
Realizada no local de trabalho, a ginástica laboral é uma prática dirigida e assistida de exercícios físicos diários de curta duração e dinâmicas de integração em seu ambiente profissional. O objetivo principal é alcançar o equilíbrio entre corpo e mente, relaxando a parte física e renovando o espírito e vontade de cada pessoa.
Segue abaixo algumas definições de atividades físicas que são aplicadas:
  • Aumento do ânimo, disposição e concentração para executar suas atividades diárias;
  • Correção de vícios posturais;
  • Estímulo a boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa;
  • Maior integração no ambiente de trabalho;
  • Melhora a flexibilidade e mobilidade articular;
  • Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo;
  • Estimula o trabalho em equipe;
  • Melhora na produtividade;
  • Preveni a fadiga muscular e lesões ocupacionais;
A Ginástica Laboral vem conquistando cada vez mais adeptos.

Postado por Monitora APE - Lucilene Pereira.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

10 dicas para evitar e controlar a pressão alta.

Dê mais atenção ao que você come e às suas emoções e forme uma barreira contra esse mal.
A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males – e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório.
Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro, (uma dieta balanceada é uma ferramenta poderosa contra a hipertensão).
A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.
“Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal”. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.

1 - Manutenção do peso ideal

O sobrepeso aumenta e dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. “Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado” , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2 - Prática de atividade física

Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbicas, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar e afastam o risco de pressão alta. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

3 - Redução de sal

O excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

4 - Evitar bebidas alcoólicas

O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

5 - Dieta saudável

Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.

6 - Medicamentos

Se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7 - Cigarro

O tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.

8 - Estresse

Ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9 - Exames médicos

Avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

10 - Medir a pressão

No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.

fonte:http://vidasaudavel.powerminas.com/10-dicas-para-evitar-e-controlar-a-pressao-alta/
Postado por Monitora APE - Lucilene Pereira.